terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Terapia MOXABUSTÃO

Num mundo stressante como aquele em que vivemos, todos gostariam de ter trinta minutos de folga para fazer uma terapia corporal para aliviar a tensão. Na hora de escolher, vale a pena apostar na sabedoria milenar oriental e experimentar técnicas como a MOXABUSTÃO.



Ainda pouco conhecida no Ocidente, a moxabustão, técnica que se serve do fogo para activar pontos energéticos, pode ser tão eficiente quanto os outros métodos da medicina chinesa.

Apesar de menos popular por aqui, a técnica é tão ou mais antiga que a Acupunctura tradicional e consiste num tratamento em que pontos, zonas e meridianos são estimulados por calor em vez de por agulhas. Por isso, é conhecida também como Acupunctura Térmica.

Assim como a Acupunctura, a técnica de Moxabustão nasceu na China e evoluiu em diversas regiões orientais, principalmente naquelas terras de baixas temperaturas, onde o frio, o vento e a humidade são importantes agentes causadores de doenças. Quando o terapeuta faz um bom diagnóstico e sabe que a patologia é causada pelo frio, a moxa torna-se mais eficiente que a Acupunctura.

Segundo especialistas, a moxa também é um tratamento alternativo para quem foge das agulhas utilizadas na Acupunctura. Desde que não queime a pele, a aplicação é indolor. Por essa razão, a técnica também é muito indicada para crianças.

Actualmente existem vários tipos de materiais de aplicação tais como o carvão, com a vantagem de não exalar cheiro nem fumaça, ou a moxa eléctrica, um instrumento que emite calor. Mas, sem dúvida, o principal elemento utilizado actualmente para a terapia é a planta artemísia. A sua parte fibrosa, depois de seca, assemelha-se a um chumaço de algodão e é adaptada a vários formatos para facilitar a aplicação. A moxa devidamente preparada com a artemísia é queimada e aproximada da pele para aquecer o ponto a ser desbloqueado. Além de não pegar fogo quando acesa, evitando que as cinzas caiam sobre a pele do paciente, a planta emana substâncias com capacidade medicamentosa.


INDICAÇÕESA moxabustão é indicada para muitos casos, tais como resfriado, bronquite, gastrite, anorexia, impotência, dor ciática, artrite reumatóide, amenorreia, dismenorreia, rinite, neurodermites e depressão. Em geral, a Moxabustão é o tratamento escolhido para o estímulo dos pontos shu dorsais a fim de aumentar a energia jing, um tipo de energia fundamental para a manutenção da vida e que é dividida em anatómica, funcional e espiritual. O jing anatómico controla a estrutura material do corpo, como osso, medula e cérebro; o funcional controla a estrutura sensorial, como a audição; e o espiritual controla a estrutura mental, por exemplo, a vontade.

A contra-indicação mais importante está relacionada com os pontos da aplicação. Deve-se evitar a Moxabustão sobre grandes vasos sanguíneos e em algumas partes do corpo, como a face, o couro cabeludo ou próximo dos genitais ou mamilos. Existem pontos de Acupunctura onde o calor não deve ser aplicado, bem como nos pacientes que apresentam alterações energéticas importantes do tipo excesso de Yang e vazio de Yin. A técnica também não é usada nos tratamentos de doenças Yang, como febre, inflamações agudas causadas por bactérias e vírus, dores de cabeça, lesões na pele e problemas de ordem psíquica.

CADA CASO UM CASOEm geral, cada sessão dura de 40 minutos a uma hora, mas a sua duração depende muito do paciente: há casos em que apenas duas sessões são o suficiente; para outros, pode levar meses. Há pessoas, ainda, que a utilizam pelo resto da vida – principalmente quem opta pela técnica de forma preventiva, já que a moxa tem a capacidade de tonificar, estimular os pontos e melhorar a imunidade.

Quem define o tempo de tratamento, bem como se a técnica é a mais adequada para o paciente, é um profissional especializado, a partir do diagnóstico da doença. A moxa pode ser utilizada isoladamente ou associada à Acupunctura e a outros métodos da Medicina Tradicional Chinesa. Na prática, a Moxabustão pode ser aplicada por qualquer profissional conhecedor da técnica, que não é regulamentada. Mas é comum o método ser utilizado por acupuncturistas. Por exemplo, eu raramente trato um paciente somente pelo método de Moxabustão. Cientificamente está comprovado que o estímulo cerebral pela Acupunctura é melhor, por isso a moxa é complementar ao tratamento, mas não o elemento principal.

TERAPIA QUENTE
Os formatos mais comuns do material preparado com a planta artemísia são em cone ou bastão. Geralmente importados, os bastões podem ser aplicados de forma directa ou indirecta. Na primeira, pode ou não haver o contacto da moxa com a pele. Nesse caso, o chumaço de artemísia no tamanho de grão de feijão é fixado na pele e queimado até ao fim. Como há risco de queimaduras, esse tipo de método é pouco adoptado, pois o objectivo da técnica não é provocar dor. O mais comum é que o terapeuta aproxime o bastão da pele até uma distância em que o calor seja tolerável pelo paciente.

A aplicação indirecta é mais utilizada com a moxa em formato de cone. Entre a pele e o preparo da artemísia são colocadas fatias de alho, gengibre ou camadas de sal para potencializar a eficácia da técnica. Veja abaixo os principais usos e indicações:

GENGIBRE – síndrome de superfície, vómito por síndromes de frio do estômago, tosse por síndrome do frio, remoção de toxinas, cólicas e diarreias.

ALHO – neurodermites, furúnculos, diarreia, verminose e artrites.

SAL – empachamento, epigastralgia, dificuldade para urinar, retenção de muco no peito.

LAMA AMARELA – recomendada para disfunção do baço e estômago.


Nas décadas mais recentes, investigações sobre o mecanismo da acupunctura têm sido levadas a cabo em todo o mundo. Estas investigações provaram que a acupunctura e a moxabustão têm efeitos na regulação da actividade funcional e fisiológica dos sistemas do corpo humano e podem aumentar a capacidade de resistência do organismo às doenças. A acupunctura tem contribuído para os cuidados de saúde da China e de diversas outras nações. A sua divulgação tem contribuído não só para prevenir o aparecimento de doenças mas também para aliviar o sofrimento de uma grande parte da humanidade. EXPERIMENTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário